Métodos Temporais Dinâmicos

Aplicação de novas técnicas descritivas dinâmicas: TDS (Temporal Dominance of Sensations) e TCATA (Temporal Check-All-That -Aplicar).

photo-81
photo-81

Um dos desafios da análise sensorial é caracterizar a evolução rápida das sensações associadas às propriedades dinâmicas dos produtos. A avaliação sensorial temporal dos alimentos é um desafio complexo, mas relevante para a compreensão de como os produtos são percebidos na boca durante o consumo. Compreende a avaliação de muitas sensações na boca (olfativa, gustativa, bem como som, textura e temperatura) que não são estáticas, mas mudam com o tempo.


Tendo em consideração a caracterização do perfil sensorial dos produtos, sugere-se a aplicação de uma técnica descritiva dinâmica para medir as características sensoriais percebidas em cada produto desenvolvido no âmbito do projeto MobFood, nomeadamente TDS (Temporal Dominance of Sensations) ou TCATA (Temporal Check-All-That -Aplicar).


Temporal Dominance of Sensations

O TDS, em vez de quantificar a intensidade dos atributos, descreve qual dos atributos é percebido como dominante ao longo do tempo de perceção. Os resultados desta metodologia podem explicar melhor a perceção do consumidor ou as sensações que determinam sua perceção hedônica. O perfil sensorial dinâmico dos produtos ao longo do tempo pode ser obtido por meio de um painel semi-treinado.
 


Temporal Check All That Apply

O TCATA permite a seleção e desseleção contínua de atributos com base na aplicabilidade do atributo para descrever a amostra, durante o curso temporal de perceção. Ao longo da avaliação, os consumidores devem selecionar os atributos que percebem, mas também desmarcá-los quando não forem mais percetíveis. Além disso, o TCATA pode ser usado com fading, que consiste na desmarcação automática do atributo, diminuindo o grau de dificuldade da tarefa. Os resultados desta metodologia podem explicar melhor a perceção do consumidor ou as sensações que determinam sua perceção hedônica.
 


Mais Valias

Utilização de métodos temporais permite uma melhor caracterização dos produtos e da sua interação com o provador. Técnica indicada para caracterização de produtos complexos, comparação de amostras e desenvolvimento de novos produtos que proporcionem uma experiência sensorial completa.